Mais de 400 suzanenses participaram hoje (8) da terceira edição do evento “Mulher Você é Especial”, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Governo Comunitário e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A atividade contou com apresentações musicais, sorteios de brindes e um café da manhã especialmente preparado para as munícipes.
O evento, que aconteceu no Restaurante Popular, foi realizado por meio de parcerias e com a colaboração de mais de 50 voluntários. “Essa ação já virou uma tradição na cidade para comemoração do Dia da Mulher e mais do que isso, para celebrar as conquistas e avanços das mulheres. Contamos com a ajuda de muitas pessoas de bem para oferecer uma festa bonita para as suzanenses. Tudo aqui é fruto de parcerias, doações e, claro, do valioso trabalho de inúmeros voluntários”, disse o secretário de Planejamento e Governo Comunitário, Vagner Pereira Pinto.
Para a presidente do CMDM, Nayara Aline Silva Couto, muito mais do que celebrar essa importante data, esse evento visa principalmente promover a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. “Estamos celebrando o Dia Internacional da Mulher, mas também colocando em destaque a luta das mulheres por seus direitos. Agradeço à Secretaria de Planejamento e Governo pelo trabalho conjunto e também aos demais envolvidos, que tanto colaboraram para a realização desse grandioso evento”, completou Nayara.
A atividade contou com a presença das Mulheres Cantoras de Suzano e ainda com apresentação da Banda Ukié. Apoiaram a ação as secretarias municipais de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação Institucional, Cultura, Defesa Civil e Social, e Desenvolvimento Econômico. Além disso, diversas empresas, comércios e fundações colaboraram com a festividade.
Conquistas
Suzano é modelo no enfrentamento à violência contra a mulher no Alto Tietê. Nos últimos anos foram inaugurados serviços importantes voltados ao atendimento à mulher como a Patrulha Maria da Penha, Anexo de Violência Doméstica, Delegacia da Defesa da Mulher – DDM e Comissão Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica, além da qualificação de ações e serviços da Assistência Social como Casa Abrigo, CREAS, CRAS, que realizam mobilizações e campanhas para o enfrentamento e prevenção à violência doméstica.
Mais ações
A Prefeitura de Suzano promoverá diversas ações para comemorar o mês da mulher.
Ontem (7), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou o Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica que contou com a palestra “Violência doméstica, reflexo de uma cultura machista”, ministrada pela defensora pública, Ana Rita Prata. Mais de cem pessoas participaram do evento, que aconteceu no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi. Ao longo do mês, a pasta vai promover outras discussões, oficinas, exposições e exibição de documentários nas sedes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).
Nesta terça-feira (8), a Secretaria da Cultura inaugurou uma exposição com obras produzidas exclusivamente por artistas femininas. A mostra terá um mês de duração no Centro Cultural Palmeiras. A pasta também realizará uma apresentação especial no dia 19 no “Casarão do Rock”, apenas com bandas formadas por mulheres.
O Fundo Social de Solidariedade também promove uma atividade referente ao mês das mulheres. O Baile do Fundo Social “Alegria e diversão na melhor idade” deste mês fará uma homenagem a todas as mulheres. O evento acontece no próximo dia 12.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)