05/02/2016

Encerramento da “2ª Jornada Pedagógica” dá início ao ano letivo

Encerramento da “2ª Jornada Pedagógica” dá início ao ano letivo
Oito palestras encerraram hoje a “2ª Jornada Pedagógica”, realizada pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu cerca de 2.700 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores e funcionários administrativos, com o objetivo de dar capacitação a eles para o novo ano letivo. As aulas na rede municipal começam na próxima quinta-feira (11).

“A Jornada Pedagógica reflete positivamente na qualidade do ensino. É uma ótima oportunidade de discutir a prática da educação, socializar experiências e abrir mentes. Os professores e os funcionários voltam mais motivados, o que se soma à dedicação e ao carinho que já empenham à profissão. O maior beneficiado é o aluno”, declarou o secretário municipal de Educação, Arnaldo Marin Jr.

O grupo musical “Barbatuques” foi a atração do Teatro Municipal “Armando de Ré”, onde falaram aos professores da Educação Infantil. Eles são um núcleo artístico-pedagógico com 20 anos de experiência em expressão musical por meio dos sons que o corpo humano pode produzir. A apresentação mostrou como as crianças podem desenvolver a coordenação motora por meio da reflexão artística e da expressão corporal.

No Bunkyo, os professores do Ensino Fundamental puderam acompanhar a fala da pedagoga e mestre em lingüística, Ivanilde Moreira, que abordou o tema “Estratégias de Ensino e Aprendizagem”. Já no salão da Igreja da Graça, os coordenadores educacionais e professores responsáveis e supervisores, assistiram à palestra “Diretrizes Curriculares”, da doutora e pedagoga Emília Cipriano. À noite, os professores do EJA debateram o mesmo tema com uma equipe da Secretaria de Educação. Outros profissionais também participaram de palestras, como os agentes e seguranças escolares que foram capacitados em prevenção de proliferação do mosquito Aedes aegipty, o causador das doenças dengue, zika e chicungunya.

Esta foi a segunda edição da Jornada Pedagógica. O evento tem como objetivo principal aprimorar os profissionais da rede municipal de ensino, fazendo parte de uma formação continuada promovida pela Secretaria de Educação, que conta ainda com cursos de qualificação junto aos educadores, além do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado aos professores do 1º ao 3º ano, e o “Ler e Escrever”, que tem como objetivo capacitar professores do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)