Com entrada franca, evento vai reunir usuários da saúde mental dos municípios da região com o objetivo de promover a autonomia e a inclusão social, por meio de práticas lúdicas e esportivas; ação será abrigada no Complexo Poliesportivo “Paulo Portela”, das 8h30 e 16 horas
A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (26 de maio), das 8h30 às 16 horas, no Complexo Poliesportivo “Paulo Portela” (rua Barão de Jaceguai, 375 – centro), a “8ª Jornada Esportiva do Alto Tietê”, em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente em 18 de maio. O evento vai reunir usuários da saúde mental dos municípios da região e terá como objetivo envolver o público atendido, visando à promoção da autonomia e à inclusão social, por meio de práticas lúdicas e esportivas. A entrada é franca.
A organização da “8ª Jornada Esportiva” é do Fórum Permanente de Saúde Mental do Alto Tietê e também conta com parceria do Conselho Regional de Psicologia, bem como da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Na oportunidade, serão desempenhadas algumas modalidades esportivas e apresentados trabalhos de integração, por meio do teatro e da música.
O evento será aberto à população. É esperada a participação de profissionais da rede municipal que atuam na seara da saúde mental, além de todo o público atendido nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
O Dia da Luta Antimanicomial foi criado com a finalidade de convidar a sociedade a refletir sobre o abandono daqueles que têm transtornos mentais. Descontentes com o tratamento desumano e cruel até então oferecido aos usuários do sistema, profissionais da rede organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o “2º Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental”, realizado em 1987, em Bauru-SP, cidade do interior do Estado.