Encontro foi realizado na noite desta terça-feira (22/05) e reuniu mais de 70 pessoas
O VI Curso de Promotoras Legais Populares recebeu na noite desta terça-feira (22/05) o grupo reflexivo “Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” para uma roda de conversa. O evento, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, foi realizado no Anfiteatro Orlando Digenova, nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
Com início às 19 horas, o encontro teve à frente o diretor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o advogado Cesar Braga; o assistente social do Pronto-Socorro Municipal Ítalo Rodrigues; o educador social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Casa Branca Gabriel Veiga; o entrevistador social também do Cras Casa Branca Lucas Sena; o auxiliar de enfermagem do Centro de Atendimento Psicossocial de Suzano – Álcool e Drogas (CAPS-AD) Fabiano Almeida; e o chefe do Departamento de Apoio à Mulher de Poá, Orlando Batista, que são membros do grupo reflexivo.
Na oportunidade, cada participante pôde se apresentar e falar um pouco sobre os trabalhos e as metas do grupo reflexivo, bem como da formação do “Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que foi lançado em Suzano no ano passado por meio da Comissão da Mulher Advogada com apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).
Em seguida, todos os presentes puderam fazer questões sobre o machismo e sua desconstrução na sociedade contemporânea; a masculinidade e o feminismo; a violência contra a mulher e os índices de feminicídio; e também o trabalho de ressocialização de homens infratores na Lei Maria da Penha (lei federal 11.340/2006).
Segundo Braga, o grupo de homens tem o objetivo de conversar com agressores, fazê-los repensar os conceitos de masculinidade e tentar descontruir o machismo.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e madrinha do Promotoras Legais, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, tão importante quanto o enfrentamento ao feminicídio e o trabalho de desconstrução do machismo, é a ressocialização de homens agressores.
Origem
O grupo de homens no combate à violência contra a mulher surgiu por meio da Comissão da Mulher Advogada da OAB – Subseção local, com apoio do Saspe. A iniciativa foi lançada em 25 de abril de 2017 no Fórum de Suzano. Inclusive, foi nesta mesma data que a municipalidade abriu inscrições para o grupo reflexivo “Homens pelo fim da violência contra a mulher”.
A formação dos suzanenses no curso teve início em 31 de julho do ano passado, nas dependências de uma universidade privada em Itaquaquecetuba. O curso foi financiado pela Escola da Defensoria Pública do Estado e Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, ambos ligados à Defensoria Pública do Estado de São Paulo.