07/05/2026

Defesa Civil de Suzano recebe doação de trajes de neoprene do Corpo de Bombeiros

Defesa Civil de Suzano recebe doação de trajes de neoprene do Corpo de Bombeiros

Itens foram entregues nesta quarta-feira (06/05) e irão reforçar o atendimento a ocorrências de enchentes e alagamentos

A Defesa Civil de Suzano recebeu do 2º Subgrupamento do 17º Grupamento de Bombeiros a doação de seis trajes de neoprene com espessura de 2,5 milímetros, que serão utilizados pelas equipes em atendimentos relacionados a enchentes e alagamentos.

A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (06/05), na sede do subgrupamento, localizada no bairro Jardim Japão. Participaram do encontro o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Marcelo Miyasaki, o diretor da Defesa Civil de Suzano, Tony Wenzler, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rodrigo Kanashiro, e o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano, tenente Marcos Carbonel.

Os equipamentos irão reforçar a atuação da Defesa Civil em ocorrências de resgate e atendimento a vítimas em áreas alagadas. Os trajes de neoprene oferecem proteção térmica e resistência a cortes provocados por objetos submersos, proporcionando mais segurança aos agentes durante as operações.

A iniciativa reforça a parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Corpo de Bombeiros, que vem sendo ampliada nos últimos anos por meio de ações conjuntas e apoio operacional entre as instituições.

O tenente Marcos Carbonel destacou a importância da cooperação para fortalecer o atendimento aos moradores. “A parceria com a Prefeitura de Suzano vem sendo construída de forma muito positiva ao longo dos anos. Já recebemos apoio importante por parte do município, incluindo equipamentos voltados ao atendimento de ocorrências e resgates. Desta vez, o Corpo de Bombeiros também buscou contribuir com a Defesa Civil por meio da doação desses trajes, que serão fundamentais nas operações em áreas alagadas”, afirmou.

Durante a reunião, também ficou definida a realização de um novo treinamento voltado aos agentes da Defesa Civil, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, seguindo o modelo das capacitações realizadas anteriormente. “O treinamento costuma ocorrer entre os meses de maio e junho, e já estamos organizando uma nova edição com foco no resgate de vítimas em situações de enchentes”, explicou Carbonel.

O assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã ressaltou os benefícios da integração entre as instituições. “Essa cooperação fortalece a capacidade de resposta das equipes e amplia a segurança dos agentes durante os atendimentos. A troca de experiências e o apoio mútuo refletem diretamente na qualidade do serviço prestado”, declarou Miyasaki.

Por fim, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, também destacou a importância da capacitação contínua das equipes. “A qualificação permanente dos agentes é essencial para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população, especialmente em situações de emergência. Contar com o apoio e a experiência do Corpo de Bombeiros contribui significativamente para o preparo das nossas equipes”, afirmou.