A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim, iniciou na última sexta-feira (14) a exposição “Consciência Negra” – em alusão à data que será celebrada no próximo dia 20 – no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi. Ao todo, são 42 obras desenvolvidas por 25 artistas. A visitação é gratuita e segue até 19 de novembro.
São quadros, esculturas e peças de artesanato feitas com variadas técnicas praticadas nas artes plásticas: pintura a óleo sobre tela, acrílica, técnica mista, pirógrafo e grafite sobre madeira reciclada, desenho artístico, gravura, serigrafia, modelagem em argila, entre outras formas de expressão plástica.
Os temas se referem à data comemorativa e fazem alusão à figura histórica do líder quilombola Zumbi dos Palmares, personagens mitológicos como “Nego Velho”, ídolos mundiais da música Pop, craques brasileiros do futebol mundialmente famosos, a capoeira, brincadeiras como mãe da mula e cirande de roda, samba de coco, entre outros traços da cultura afro-brasileira.
Algumas obras pertencem ao acervo da Secretaria de Cultura, são peças assinadas por Rubem Valentim e Waldomiro de Deus. Artistas da cidade e região também participam, entre eles Nishio, Andreia Sato, Erasmo Amorim, Walter Chiachio, Bell, Betto, Nívea Lopes, Poli, Pedro Neves, José Neves, Kenô, Nerival Rodrigues, entre outros. Diego Zanatta, aluno de Educação Especial da Escola Estadual “Professora Masaiki Sekini” é um dos expositores.
Semana Zumbi dos Palmares
O Centro Cultural Palmeiras “Prof. Luiz Antônio da Silva” iniciou na tarde de hoje (17) uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra: a Semana Zumbi dos Palmares. O evento que começou às 14 horas, já contou com atividades de contação de histórias com a professora Fátima Medeiros e roda de capoeira sob o comando do Mestre Chico.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)