São diversas ações de contação de histórias, oficinas, teatro para crianças e adultos, mamulengo, sessão de cinema, apresentação musical e espetáculo de circo
A programação variada da caravana itinerante do EMcena Brasil teve início hoje (17) no Centro Cultural Boa Vista. Esta é a segunda vez que Suzano recebe as atividades do projeto. São diversas ações de contação de histórias, oficinas, teatro para crianças e adultos, mamulengo, sessão de cinema, apresentação musical e espetáculo de circo. As atividades vão até amanhã (18). A expectativa é atrair duas mil pessoas.
Durante a tarde de hoje (17), houve teatro para crianças “Ciranda das Flores” da Cia. Abareteatro, com a participação de aproximadamente 500 alunos das escolas EMEIF Vereador Waldemar Calil, EE Comendador Brasílio Machado Neto e Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (AAMAE). Os pequenos se divertiram com as histórias e as músicas cantadas pelos personagens. Às 17 horas, teve contação de histórias “Brasileirices” da Cia Anima Lenda, e Oficina de Canto e Encanto.
À noite, às 19 horas, o público pode assistir sessão de cinema “Cine Curta Brasil”. Depois, às 20 horas, espetáculo de mamulengo “A Folia no Terreiro do seu Mané Pacaru”, do grupo Mamulengo da Folia. A última atração do dia foi para os adultos com o espetáculo de comédia “A Villa Dus Bisurdo” da Cia Abaréteatro.
As atividades terão continuidade amanhã (18) com o teatro infantil “Boi ViraMundo”, da Cia Abaréteatro, às 15 horas. Haverá ainda contação de histórias “Uma História Bela do Gato e da Panela” da Cia. Mão Livre e oficina de dobraduras, às 17 horas. Participam da programação os aprendizes da oficina de violão da Secretaria de Cultura, às 19 horas. O encerramento das ações ficará por conta do espetáculo circense “A Magia do Circo”, às 20 horas, do grupo Los Circo Los.
A Caravana “EMcena Brasil”, de março a maio desse ano, já percorreu as cidades paulistas de Itanhaem, Mongaguá, Jacareí e São José dos Campos. Desde 2007 viaja por municípios paulistas e brasileiros. Toda estrutura e tecnologia são instaladas ao ar livre, proporcionando o mesmo conforto e qualidade de espetáculos artísticos das salas convencionais de teatro. Em 7 anos de circulação, já alcançou mais de 1 milhão de pessoas, em mais de 250 cidades em sete Estados do Brasil.
O projeto é promovido pela Companhia Abaréteatro. A iniciativa é da Prefeitura Suzano, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com o Governo do Estado e viabilizada pelo Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, com patrocínio da Companhia Suzano de Papel e Celulose. O objetivo é democratizar o acesso à cultura, além de promover intercâmbio com a cultura local através da participação no show de talentos artísticos da cidade.
Encontro Cultural
Amanhã (18) acontece o V Encontro Cultural que oferecerá show artístico e cultural protagonizado por talentos da cidade, inclusive, os aprendizes revelados nas Oficinas de Formação Cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Suzano. Essa é uma espécie de vitrine das atividades desenvolvidas, desde maio de 2013. A atividade começa às 19 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. A entrada é franca.
Na ocasião será feita apresentações de Dança (ballet, dança contemporânea e estilo livre), Teatro, Música (Coral adulto, violão e Orquestra Acadêmica de Suzano) e Artes plásticas (artesanato, desenho e pintura com exposição no hall de entrada do Teatro). Aproximadamente 150 aprendizes se apresentam no palco, outros exibem seus trabalhos nas exposições.
Amanhã o evento contará com a apresentação da Orquestra Acadêmica de Suzano, aprendizes de dança do Centro Cultural Moriconi, artes cênicas, e violão com os alunos do Casarão das Artes.
No hall de entrada do teatro ficará à disposição do público a exposição de Artes Plásticas (artesanato, desenho e pintura) sob a coordenação dos instrutores: Claudia Bellomo, Filó Camargo e Gilberto Mattos. O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré fica na rua General Francisco Glicério, 1354 – Centro.