Evento ocorreu nesta terça-feira (18/09) no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e contou com a presença de representantes das dez cidades
No 2º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê realizado nesta terça-feira (18/09), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, representantes dos dez municípios da região assinaram um protocolo de intenção e compromisso para instituir os setores de vigilância nos órgãos gestores de Assistência Social. Somente pela manhã, o evento, que durou todo o dia, contou com um público de 300 pessoas.
O documento tem como objetivo a implantação e a manutenção da Vigilância Socioassistencial nos municípios do Alto Tietê, para direcionar os gestores sobre como garantir o compromisso de colocá-la em prática, por meio de oficinas, capacitações e discussões acerca do tema pelo Coletivo de Vigilância Socioassistencial, formado pelas dez cidades.
O evento ocorreu das 8 horas às 16h30. Participaram da abertura, como representantes do governo do Estado, o diretor executivo da Escola de Desenvolvimento Social (Edesp), Marcio Alexandre Masella, e o diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) Leste, José Resende Filho, além do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Murilo Inocêncio.
O tema do encontro foi “O lugar da Vigilância Socioassistencial: construção de práticas de garantia de direitos no Alto Tietê”. Ele abriu ainda um espaço regional para mostrar e debater experiências e propostas alcançáveis aos municípios na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em seus territórios, para a garantia de direitos da população em vulnerabilidade social e evolução das demandas de proteção social.
O evento contou ainda com a palestra da pesquisadora Dirce Koga, “O lugar da Vigilância Socioassistencial no cotidiano do trabalho social no SUAS”. Ela é assistente social, docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O encontro foi realizado pelo Coletivo de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê, composto por profissionais das gestões de assistência social das dez cidades. Estiveram presentes representantes dos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Caçapava, Guaratinguetá, Itapecerica da Serra e Ourinhos.