23/01/2014

Chuvas: Prefeitura monitora índices pluviométricos e níveis continuam dentro da normalidade

Chuvas: Prefeitura monitora índices pluviométricos e níveis continuam dentro da normalidade

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Social, monitora as constantes chuvas características desta época do ano. Nos 18 primeiros dias de janeiro, a cidade registrou um acúmulo de mais de 160 milímetros. Mesmo com a intensidade dos temporais, os níveis pluviométricos continuam dentro da normalidade.

Ontem (22), o temporal atingiu um índice de 55 milímetros. Esse foi o maior pico registrado em apenas um dia. De acordo com a pasta, picos elevados no mês de janeiro são típicos e os agentes da Defesa Civil se reúnem todas as manhãs para discutir os níveis atingidos nos dias anteriores. Mesmo assim, essas situações estão dentro do contexto.

Segundo a Defesa Civil, nenhum chamado de urgência e emergência foi aberto, ou de casos mais graves como deslizamentos. A Defesa Civil está preparada, e tem um plano de contingência para casos que requerem um aparato maior. Em um ângulo geral, a situação da cidade está normalizada quanto aos chamados de urgência e emergência e espera manter esse estado, prosseguindo com os trabalhos de acompanhamento.

A medição dos índices pluviométricos é feita por um tubo de inox, que faz a captação das chuvas nos pontos de medida. Atualmente existe um equipamento na sede da unidade, na região central, e outro em Palmeiras. A intenção da secretaria é levar mais um equipamento desse para a região do Rio Abaixo, visando o aprimoramento dos serviços.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)