Um casal tem dado um verdadeiro exemplo de cidadania aos frequentadores do Parque Municipal Max Feffer. José Sandoval da Silva e Rose Irene da Silva visitam o espaço pelo menos duas vezes por semana para a prática de atividades físicas e também para recreação. Durante esses passeios, o casal aproveita para recolher o lixo, do papel de bala às latinhas de alumínio, que a população joga indiscriminadamente no chão. Em meio a ataques de vandalismo que o parque vem sofrendo, a iniciativa do casal reforça a necessidade da união, respeito e cuidado com o outro e com o meio ambiente.
Sandoval, que é escritor e palestrante, contou que Rose foi a grande incentivadora nessa ação. “É difícil fazer um trabalho que, a princípio, entendemos ser responsabilidade do outro. Eu não jogo lixo no chão e achava que por isso não tinha a obrigação de recolher, mas minha esposa me fez entender que o cuidado com o mundo à nossa volta é sim uma responsabilidade de todos. Não podemos simplesmente esperar que o poder público faça tudo. Temos uma parcela muito grande de participação no processo de busca por melhorias para nossa comunidade e para o Planeta”, explicou.
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, realiza a limpeza do espaço periodicamente, mas, apesar desse trabalho e das lixeiras espalhadas por todo o parque, muitas pessoas ainda jogam lixo no chão. E é exatamente esse tipo de resíduo que o casal recolhe enquanto caminha pelo local, e isso tem chamado a atenção dos demais frequentadores. “O exemplo é a melhor escola e com certeza uma boa forma de influenciar positivamente as pessoas. Precisamos aprender que temos deveres e, principalmente, aprender a cuidar e não apenas usar. Me incomoda muito ver lixo em meio às árvores, o que eu posso fazer para melhorar isso? Eu posso recolher a sujeira!”, disse Rose.
E além da contribuição com a limpeza do espaço, o casal ainda solicitou à Secretaria de Esportes autorização para realizar plantios no parque. “Eles me procuraram pedindo permissão para plantar algumas mudas e, claro, isso é muito bem vindo. Fico feliz em ver pessoas querendo se integrar ao parque e nos ajudando a cuidar desse importante espaço. Já tínhamos visto os dois recolhendo lixo que o pessoal infelizmente joga por todo lugar, e essa atitude é muito nobre. Isso é uma aula de cidadania e também uma inspiração para todos nós”, comentou o titular da pasta, Emerson Taboada de Faria, o Maria do Lava Rápido.
Rose e José plantaram, na última semana, oito mudas de árvores no parque, sendo dois cedros, três sibipirunas, uma pata de vaca, uma paineira e um ipê rosa. “Escolhemos árvores que florescem em épocas diferentes para que o parque esteja sempre colorido e bonito”, completou Rose. O casal, que antes já cuidava das demais árvores do espaço, agora pretende ir com mais frequência ao local para acompanhar o crescimento das mudas recém plantadas.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)