26/02/2016

Casal dá exemplo de cidadania no Parque Max Feffer

Casal dá exemplo de cidadania no Parque Max Feffer

Um casal tem dado um verdadeiro exemplo de cidadania aos frequentadores do Parque Municipal Max Feffer. José Sandoval da Silva e Rose Irene da Silva visitam o espaço pelo menos duas vezes por semana para a prática de atividades físicas e também para recreação. Durante esses passeios, o casal aproveita para recolher o lixo, do papel de bala às latinhas de alumínio, que a população joga indiscriminadamente no chão. Em meio a ataques de vandalismo que o parque vem sofrendo, a iniciativa do casal reforça a necessidade da união, respeito e cuidado com o outro e com o meio ambiente.

Sandoval, que é escritor e palestrante, contou que Rose foi a grande incentivadora nessa ação. “É difícil fazer um trabalho que, a princípio, entendemos ser responsabilidade do outro. Eu não jogo lixo no chão e achava que por isso não tinha a obrigação de recolher, mas minha esposa me fez entender que o cuidado com o mundo à nossa volta é sim uma responsabilidade de todos. Não podemos simplesmente esperar que o poder público faça tudo. Temos uma parcela muito grande de participação no processo de busca por melhorias para nossa comunidade e para o Planeta”, explicou.

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, realiza a limpeza do espaço periodicamente, mas, apesar desse trabalho e das lixeiras espalhadas por todo o parque, muitas pessoas ainda jogam lixo no chão. E é exatamente esse tipo de resíduo que o casal recolhe enquanto caminha pelo local, e isso tem chamado a atenção dos demais frequentadores. “O exemplo é a melhor escola e com certeza uma boa forma de influenciar positivamente as pessoas. Precisamos aprender que temos deveres e, principalmente, aprender a cuidar e não apenas usar. Me incomoda muito ver lixo em meio às árvores, o que eu posso fazer para melhorar isso? Eu posso recolher a sujeira!”, disse Rose.

E além da contribuição com a limpeza do espaço, o casal ainda solicitou à Secretaria de Esportes autorização para realizar plantios no parque. “Eles me procuraram pedindo permissão para plantar algumas mudas e, claro, isso é muito bem vindo. Fico feliz em ver pessoas querendo se integrar ao parque e nos ajudando a cuidar desse importante espaço. Já tínhamos visto os dois recolhendo lixo que o pessoal infelizmente joga por todo lugar, e essa atitude é muito nobre. Isso é uma aula de cidadania e também uma inspiração para todos nós”, comentou o titular da pasta, Emerson Taboada de Faria, o Maria do Lava Rápido.

Rose e José plantaram, na última semana, oito mudas de árvores no parque, sendo dois cedros, três sibipirunas, uma pata de vaca, uma paineira e um ipê rosa. “Escolhemos árvores que florescem em épocas diferentes para que o parque esteja sempre colorido e bonito”, completou Rose. O casal, que antes já cuidava das demais árvores do espaço, agora pretende ir com mais frequência ao local para acompanhar o crescimento das mudas recém plantadas.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)