Último mutirão da Prefeitura de Suzano castrou mais de 220 cães e gatos em três dias de ação
O Departamento de Controle de Zoonoses e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente encerraram nesta quarta-feira (27/02) a primeira fase da Campanha de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Suzano. A ação, exercida mensalmente entre agosto do ano passado e este mês, atendeu 1,5 mil animais. No último mutirão, realizado desde segunda-feira (25/02), mais 220 bichos de estimação foram submetidos ao procedimento cirúrgico em diferentes pontos da cidade. A média diária foi de 180 animais castrados.
A iniciativa tem por objetivo garantir o controle populacional de cães e gatos em Suzano. As cirurgias foram realizadas por médicos veterinários, sob responsabilidade da empresa contratada para o serviço. A expectativa é de que o município realize a segunda edição da campanha, ainda sem data definida, para promover de 1,2 mil a 1,5 mil castrações com o auxílio do novo “castra-móvel”, uma unidade volante que facilitará o atendimento.
A duração média de cada castração foi de uma hora e meia, entre a triagem e a liberação do animal já castrado, após despertar da sedação. Além disso, os veterinários também aconselharam sobre os eventuais cuidados necessários e receitaram medicamento para melhor recuperação.
A vendedora Lílian Lacerda, moradora do Jardim Casa Branca, levou o gato de estimação, chamado Mil. Para a suzanense, a ação é importante para se tranquilizar quanto à reprodução do animal, uma vez que ela tem outros dois gatos, sendo um já castrado e uma fêmea que já deu crias.
Todos os participantes da campanha tiveram atendimento previamente agendado, por meio de cadastro e critérios de seleção junto ao Poder Público. De acordo com a coordenadora de Zoonoses da Prefeitura de Suzano, Priscila Jane Arap, o controle populacional de cães e gatos constitui um dos pilares de promoção do bem-estar animal na cidade.