Parceria entre IFSP e a Prefeitura de Suzano garantiu a capacitação técnica de 189 bolsistas; prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve no evento
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o campus Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram a entrega de certificados de conclusão de curso a 189 moradores em situação de vulnerabilidade social durante cerimônia realizada no último sábado (10/12). As formaturas, realizadas em duas etapas, prestigiaram os 180 alunos do programa “Qualifica Mais – Progredir” e as nove mulheres integrantes da extensão “Eletriciminas”, todas ocorridas de forma gratuita.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, estiveram presentes na solenidade das capacitações que garantiram acessibilidade à profissionalização dos estudantes ao longo deste semestre. Durante o evento, as autoridades discursaram parabenizando os alunos e participaram da entrega das certificações.
Um dos principais referenciais no Campus Suzano do IFSP, o curso “Qualifica Mais – Progredir” trabalhou questões voltadas ao empreendedorismo e suas práticas, com foco nos beneficiários do programa Auxílio Brasil, do governo federal, ao lecionar conteúdos como desenho de negócios, análise de mercado, estratégias de vendas, negócios digitais e planejamento financeiro.
Por sua vez, o “Eletriciminas” foi uma formação voltada para mulheres vítimas de violência doméstica, dando enfoque nos trabalhos que envolvem instalações elétricas para que estas tenham opções novas para integrar o mercado de trabalho. A ação é parte do programa de um dos programas de extensão da unidade.
Para o chefe da Educação suzanense, a capacitação cumpre uma função importante ao incluir e integrar todos os públicos da cidade. “Em todos os seus níveis, o ensino é peça fundamental da construção de uma carreira e, consequentemente, de uma vida. Parabenizo a todos pela importante conquista”, pontuou Bassini.
Segundo Garippo, a parceria com o IFSP traz resultados mais do que positivos ao povo suzanense. “O Instituto Federal é um grande parceiro da administração municipal pois trabalha em prol de quem mais precisa, com cursos gratuitos e formações de alta qualidade. Em nome do diretor-geral, Eugênio Zampini, parabenizo a todos pelo grande trabalho aqui feito e ao formandos pela conquista”, relatou.
De acordo com Rodrigo Ashiuchi, a entrega das certificações é a comprovação de todo o esforço e compromisso demonstrado pelos alunos durante os estudos. “Fico muito feliz em ver o interesse e a dedicação dos bolsistas ao longo da capacitação. Não há nada mais gratificante do que ver pessoas comprometidas com o futuro sendo amparadas por profissionais bem preparados como os professores que aqui lecionam. Desejo meus parabéns a cada um dos alunos”, pontuou.
Também estiveram presentes nas formaturas o vereador Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; o coordenador do programa “Qualifica Mais – Progredir”, Clayton Oliveira Pires; a coordenadora do programa Mulheres do IFSP, Mariana Bertolotti; o coordenador do curso de eletroeletrônica da unidade, Luiz Carlos de Arruda; e o coordenador de extensão Júlio Maria de Souza.