08/10/2013

Prefeitura quer instalar sistema de monitoramento em todas as escolas

Prefeitura quer instalar sistema de monitoramento em todas as escolas

As 146 unidades de ensino (municipais, estaduais, além da Escola Técnica – Etec) da cidade poderão ser beneficiadas pelo projeto Escola Segura da Secretaria de Defesa Civil e Social, que foi apresentado hoje (8) ao prefeito Paulo Tokuzumi. O projeto prevê o monitoramento das escolas por meio de sistema de alarme e câmeras, coibindo ações criminosas (como furtos e vandalismo).

De acordo com a pasta, o projeto será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. A intenção é que a Secretaria Estadual de Educação forneça os equipamentos e a Prefeitura de Suzano assuma a parte operacional, ou seja, o monitoramento integrado com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM).

Agora, com o projeto pronto e aprovado pelo Executivo, a secretaria vai buscar os recursos necessários para implantação. O investimento estimado é de R$ 2,3 milhões.

Sobre o equipamento

Os alarmes contarão com sistema inteligente e serão equipados com sensores de presença, que acendem luminária e ligam as câmeras automaticamente. Além de coibir a ação dos vândalos, as imagens poderão auxiliar a Polícia Civil a encontrar os infratores. Ou seja, o sistema promete ser uma arma importante no combate à criminalidade nas unidades de ensino.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)