Inauguração da sala adaptada na unidade, que fica no Centro Cultural Moriconi, está programada para ocorrer no dia 1º de dezembro, às 10h30
A Secretaria Municipal de Cultura realizará nesta sexta-feira (01/12), às 10h30, a inauguração de uma sala adaptada para pessoas com deficiência visual parcial ou total na Biblioteca Municipal Professora Maria Elisa de Azevedo e Cintra, localizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, no centro).
O evento, que contará com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do secretário Geraldo Garippo, concluirá o trabalho realizado em conjunto entre a administração municipal e o governo estadual (por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para promover a acessibilidade no local, por meio de aparelhos eletrônicos.
Suzano é uma das 58 cidades beneficiadas com o programa “Acessibilidade nas Bibliotecas”, que assinaram no dia 15 de agosto o convênio com o governo do Estado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O município recebeu R$ 64 mil em acessórios e mecanismos como teclados e mouses adaptados, além de equipamentos e programas de computador que realizam a leitura de textos e repassam conteúdos tanto por áudio quanto na linguagem Braile.
O convênio foi liberado por meio de um trabalho realizado pela equipe da Biblioteca Municipal junto ao governo estadual, levantando a viabilidade e alcance estimado do projeto. A expectativa da Secretaria de Cultura é que a unidade, que hoje recebe 80 mil pessoas por ano e tem acervo de livros, revistas e edições de jornais, registre um movimento ainda maior.
Para o secretário Geraldo Garippo, a inclusão de deficientes visuais no público da Biblioteca Municipal também representa um avanço nas políticas de inclusão do município.