24/06/2017

Secretaria de Segurança Cidadã alerta população sobre o “golpe do falso prestador de serviço”

Secretaria de Segurança Cidadã alerta população  sobre o “golpe do falso prestador de serviço”

Tentativas de roubo e de estelionato envolvendo indivíduos com uniformes e veículos semelhantes aos de prestadoras de água, de luz, de telefonia, de Internet e de TV a cabo em Suzano-SP chegou ao conhecimento da pasta; governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi orienta que, em caso de visita de representantes, empresas sejam contatadas, a fim de que se cheque a veracidade da solicitação dos serviços  

Chegou ao conhecimento da Prefeitura de Suzano-SP esta semana casos preocupantes relacionados a tentativas de roubos e de estelionato envolvendo suspeitos que utilizam veículos, equipamentos, uniformes e crachás falsificados de concessionárias de serviços, para terem acesso a residências e a condomínios e praticarem crimes. O governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi orienta que, em caso de visita de representantes, as empresas sejam contatadas, a fim de que se cheque a veracidade da solicitação dos serviços.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Fátimo Rodrigues, acolheu recentemente diversos relatos de suzanenses que moram na região central da cidade que teriam sido abordados por homens e mulheres que, na oportunidade, se dizem funcionários de prestadoras diversas, como de água, de rede de esgoto, de energia elétrica, de telefonia, de Internet e de TV a cabo, e que alegam terem sido chamados para a realização de reparos dentro das residências.

A partir do acesso à casa, o criminoso, de acordo com as vítimas, rende os moradores, ao passo em que permite a entrada de comparsas. O grupo, então, rouba objetos, dinheiro e veículos, além de outros itens de valor.

Golpes semelhantes já teriam ocorrido no Alto Tietê, em São Paulo-SP e em outros municípios do Estado de São Paulo. Há ocorrências, por exemplo, que versam sobre falsos funcionários que realizavam cobranças indevidas de supostos consertos – mas, não requisitados e efetuados, de fato. Os valores das intervenções chegam a R$ 500.

Rodrigues alerta que as vítimas mais vulneráveis, nestes casos, são mulheres que moram sozinhas, idosos e secretárias do lar que ficam a maior parte do tempo sem a presença dos proprietários das residências – geralmente ausentes em razão do trabalho.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã, é fundamental que os suzanenses, independentemente da região onde moram e do horário, estejam atentos à chegada inesperada e não requisitada de prestadores de serviços.

A GCM de Suzano atende pelos números 4746-2344 e 153.