17/09/2013

Suzano terá novo software para controle da diabetes

Suzano terá novo software para controle da diabetes

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de hoje (17), uma capacitação de agentes de saúde para instruí-los sobre o uso de um novo software de controle de diabetes, que começará a funcionar nos próximos dias na cidade. O trabalho foi realizado em parceria com a empresa CBS, que fornece as tiras de teste. Com isso, haverá um maior monitoramento dos níveis de glicemia dos pacientes.

Hoje, os diabéticos contam com um aparelho para medir os níveis de açúcar no sangue, que é emprestado pela prefeitura, com as tiras para a realização do teste e com uma determinação médica para a manutenção da diabetes em um nível aceitável. Com a implantação do novo software, haverá o armazenamento da quantidade de testes realizados e os respectivos resultados.

Especialistas da área, afirmam que com a nova medida, os aparelhos não poderão ser emprestados. Dessa forma, os médicos do município terão acesso aos resultados dos testes de glicemia daquele paciente, que serão realizados com maior cautela. Não haverá como as tiras serem desviadas para outra finalidade ou serem desperdiçadas, o que havia muito no passado.

Os softwares começarão a ser trocados a partir das próximas visitas dos pacientes aos postos de saúde onde fazem o monitoramento, por isso, devem levar os aparelhos para conferência. Haverá mudança também na distribuição das tiras para realização dos testes: agora, os diabéticos poderão retirar apenas uma caixa por vez.

Existem mais de dois mil diabéticos cadastrados no município que fazem o controle da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)