22/02/2017

Secretaria de Saúde de Suzano-SP realiza mutirão para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites

Secretaria de Saúde de Suzano-SP realiza mutirão para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites

Ação será realizada nesta quinta-feira (22 de fevereiro), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião, na praça João Pessoa, das 9 às 17 horas; durante iniciativa, também haverá distribuição gratuita de preservativos e informativos sobre as doenças

 

O Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Suzano-SP, vai oferecer de graça nesta quinta-feira (23 de fevereiro) testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento vai ocorrer no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião (praça João Pessoa, s/nº), das 9 às 17 horas.

Na oportunidade, as equipes da Prefeitura de Suzano também vão distribuir gel íntimo (lubrificante), folders informativos e preservativos masculino e feminino. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe, atualmente, de um estoque de 50 mil unidades.

De acordo com o chefe de pasta, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon, a iniciativa visa conscientizar a população quanto às doenças sexualmente transmissíveis, que têm a incidência potencializada no período de Carnaval (neste ano, de 24 a 28 de fevereiro).

O paciente que se submeter, amanhã, ao exame de sangue no Salão Paroquial terá acesso ao diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C em até 40 minutos. Segundo Guillaumon, é aconselhável que o interessado esteja alimentado para passar pela análise, não sendo necessário jejum de alimentos ou a não ingestão de água.

Guillaumon esclarece, ainda, que, a exemplo das UBSs, o SAE/CTA também oferece os testes gratuitos, que são sigilosos e seguros.

Ainda segundo o gestor, atualmente o SAE/CTA tem 797 usuários cadastrados. Deste total, 540 já aderiram a tratamento adequado.

O SAE/CTA de Suzano fica na rua Batista Renzi, 186. Mais informações pelos telefones (11) 4741-2537 e 4759-1722.