Equipes da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos realizaram levantamento para identificar pontos críticos; ao todo, mil postes serão inspecionados
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, solicitou à concessionária EDP São Paulo, responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, a retirada de cabeamentos irregulares de telecomunicação, como fios de internet e telefonia, instalados em postes de mais de 50 ruas do município.
A remoção começou nesta semana e será executada por equipes técnicas da concessionária. Já os pontos que receberão a intervenção foram indicados pela administração municipal, a partir de levantamento realizado pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. Ao todo, mil postes serão inspecionados e poderão receber adequações.
A EDP notificou previamente as empresas responsáveis para que promovam a regularização dos cabos em conformidade com a legislação vigente. Cabeamentos sem identificação, desativados ou instalados de forma irregular serão removidos durante a ação.
“Essa iniciativa em parceria com a Prefeitura de Suzano visa reforçar a segurança da população, contribuir para a organização do espaço urbano e reduzir os impactos visuais causados pelo excesso de cabeamento. Além disso, assegura condições adequadas para que as empresas devidamente regularizadas possam operar e prestar seus serviços com qualidade à comunidade”, destacou Ana Paula Ferreira, gestora da EDP.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, afirmou que o levantamento dos locais críticos foi uma etapa fundamental para a execução da força-tarefa. “A ação apresenta melhores resultados quando há um mapeamento preciso dos pontos com maior incidência de cabeamentos soltos, desativados ou instalados de forma irregular. A secretaria realizou este levantamento e, em parceria com a EDP, vai auxiliar na organização das intervenções para a remoção dos cabos irregulares”, afirmou.
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, reforçou que a ação demonstra o compromisso da administração municipal com a segurança, a organização urbana e a qualidade de vida da população. “A retirada dos cabeamentos irregulares era há muito tempo necessária, pois contribui para reduzir a poluição visual, prevenir riscos e garantir que os serviços de telecomunicações sejam prestados de forma adequada e dentro das normas, tornando nossa cidade mais segura e bem cuidada para todos”, destacou.
Endereços que serão atendidos: