Ação ocorreu em três pontos de Suzano e teve como objetivo conscientizar condutores sobre os riscos de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir
Em alusão ao aniversário de 16 anos da Lei Federal 11.705/2008, a Lei Seca, celebrado no último dia 19 (quarta-feira), a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, realizou na última quarta-feira (26/06) uma ação de conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. A iniciativa ocorreu em três pontos da cidade em parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).
A blitz foi promovida pelos setores de Educação de Trânsito e Operacional de Agentes de Trânsito da pasta e trouxe uma reflexão aos condutores sobre os riscos de beber antes guiar um veículo automotor, prática que tira a vida de 1,2 brasileiro por hora, de acordo com dados coletados pelo Ministério da Saúde em um dossiê divulgado em 2023 pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).
A iniciativa contou com distribuição de panfletos e orientações dadas pelas equipes da pasta em três endereços escolhidos estrategicamente por terem grande circulação de veículos: rua Nove de Julho, avenida Armando Salles de Oliveira e avenida Vereador João Batista Fitipaldi. Os motoristas foram abordados e alertados sobre os impactos e as penalidades aplicadas em caso de embriaguez ao volante.
O responsável pelo Trânsito da cidade, Claudinei Galo, enalteceu a iniciativa da pasta e ressaltou a importância de intensificar os trabalhos de conscientização nesta época do ano por conta da chegada do período de férias. Além do trabalho de panfletagem, as equipes presentes estenderam faixas nos semáforos e distribuíram adesivos aos condutores aprovados nos testes de etilômetro realizados por policiais militares que integraram a ação.