03/02/2022

Suzano terá neste sábado a 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Suzano terá neste sábado a 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Evento voltado para troca de experiências ocorrerá das 8 às 17 horas no Complexo Educacional e Cultural Mirambava

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) vão promover neste sábado (05/02) a quinta edição da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro) das 8 às 17 horas e objetiva o debate e a discussão de ideias voltadas para o combate ao preconceito no Alto Tietê. Também está prevista a participação de integrantes dos conselhos municipais de Mogi das Cruzes e Poá e da ONG Casa de Cultura e Raízes, de Ferraz de Vasconcelos.

Esta edição da conferência trará o tema de enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa. Haverá apresentação de palestras de orientação e conscientização sobre a pluralidade de povos, abordando o combate à xenofobia e ao preconceito e o amparo às minorias para 60 integrantes de conselhos e entidades participantes, que trocarão experiências sobre as ações feitas em suas respectivas cidades.

Para a presidente do Compir de Suzano, Maria Aparecida Monteiro, a ação põe em primeiro plano o diálogo e a conscientização, que precisam receber mais visibilidade. “Infelizmente, vemos muitos casos de intolerância na sociedade, situações que podemos trabalhar para evitar e amparar as vítimas. As políticas de Estado para promover a igualdade são de responsabilidade de todos nós”, disse.

Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o evento será proveitoso para debater ideias, conceitos e experiências entre as organizações da região. “Esses encontros são importantes no sentido de oferecer ideias, buscar soluções e dialogar acerca da igualdade nos municípios, algo que os conselhos fazem com muita consistência. Sempre apoiamos este tipo de abordagem”, relatou.

O chefe da pasta complementa que os conselhos têm um papel importante no município. “Oferecemos apoio a todos os conselhos de ordem social em Suzano para que possam exercer suas funções, independentemente do objetivo. Temos conselheiros atuantes que visam o melhor para suas seções no município”, completou.