Solenidade foi marcada por homenagem aos profissionais da Saúde em Suzano
A 9ª Conferência Municipal de Saúde chegou à plenária final nesta sexta-feira (08/10), durante solenidade que reuniu gestores, servidores e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, o grupo debateu 70 propostas levantadas durante dois meses de reuniões prévias realizadas em todas as regiões da cidade. O relatório completo, que deverá ser publicado na próxima semana, dá ensejo à construção do Plano Municipal de Saúde (2022-2025).
O encontro final, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, foi prestigiado pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi. O chefe da pasta reforçou a importância da conferência e relembrou os desafios da pandemia no novo coronavírus (Covid-19) ao longo dos últimos meses, quando a cidade enfrentou a segunda onda de casos da doença.
Ele disse que, a princípio, a conferência seria em um outro modelo, devido à pandemia. Mas a ação surpreendeu, com mais de 240 participantes ao longo das 27 reuniões. Para secretário, o processo foi muito produtivo, gerando 70 propostas de melhorias à Saúde suzanense, que enfrentou inúmeros desafios nos últimos meses. A pasta realizou uma megaoperação de vacinação contra a Covid-19, lutou por mais leitos e trabalhou dia e noite para salvar vidas, sendo que nada disso seria possível sem o empenho de cada profissional e colaborador da Saúde.
A cerimônia foi marcada por emoção com a homenagem de 35 pessoas que fizeram a diferença na Saúde de Suzano, entre elas, o prefeito Rodrigo Ashiuchi. O chefe do Executivo suzanense recebeu o troféu das mãos do vereador Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus, representando a Câmara Municipal de Suzano.
Ashiuchi destacou que a Saúde do município vive um momento histórico, com grandes anúncios e muito trabalho pela frente. Para o prefeito, as propostas da conferência vêm ao encontro dos projetos da gestão, que visa o fortalecimento do SUS e o desenvolvimento de políticas inclusivas para uma Saúde cada vez melhor.
A solenidade também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomoko Tomioka, da coordenadora da Estratégia da Saúde da Famílias, Joyce Moreira, e dos membros da Comissão Organizadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde: Maria Juselha Duarte e Kátia Aparecida Santos, representando os usuários do SUS; Francisco Rodrigues Coelho, representando os trabalhadores, e Sandra Cardoso, representando os gestores.
Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, ainda compareceram as diretoras Tânia Mara Porfirio (Técnica e Jurídica), Cíntia Steffens Watanabe (Rede de Urgência e Emergência), Flávia Verdugo (Atenção à Saúde) e Maria Cristina Perin (Vigilância em Saúde), além dos coordenadores André Moraes (Especialidades), José Landim (Atenção Básica), Magna Damasceno (Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Doméstica e/ou Sexual), Regislaine Gonçalves (Vigilância Epidemiológica), Rodrigo Hilário (Assistência Farmacêutica), Tatiane Rezende (Rede Cegonha) e Valquíria Gonçalves (Compras).