05/08/2021

‘Virada da Vacina’ estipula aplicação de 10 mil doses contra a Covid-19

‘Virada da Vacina’ estipula aplicação de 10 mil doses contra a Covid-19

Ação na Arena Suzano foca em público de 18, 19 e 20 anos de idade

A Arena Suzano recebe nesta sexta-feira (06/08) a segunda edição da “Virada da Vacina” contra a Covid-19. A megaoperação promete 36 horas ininterruptas de atendimento, com portões abertos das 8 horas de sexta-feira às 17 horas de sábado (07/08), somando mais três horas de atendimento interno com o público remanescente. A estimativa é de que 10 mil doses sejam aplicadas durante esse período, contemplando a segunda aplicação de todos os que precisam completar a etapa e garantindo a primeira dose dos jovens de 18, 19 e 20 anos, além de todos os demais adultos que ainda não se vacinaram.

O atendimento de quinta antecede a megaoperação concentrada na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) a partir das 8 horas de sexta-feira. As primeiras horas de acolhimento, das 8 às 17 horas, serão reservadas ao público da segunda dose, com a oferta dos respectivos imunizantes que dependem de duas aplicações, conforme aprazamento. Em seguida, o atendimento será liberado para o grupo maior de 18 anos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a estimativa de 10 mil aplicações está baseada no êxito da primeira edição da “Virada da Vacina”, ocorrida em meados de junho e que contemplou sete grupos prioritários, além da faixa-etária maior de 50 anos. Na primeira vez, a operação chegou a 19 mil doses, superando a estimativa inicial em apenas 24 horas. Desta vez, a previsão é de um público de pelo menos 10 mil pessoas. Segundo o chefe da pasta, depois da primeira experiência, a equipe está preparada para mais esse desafio, contando com a colaboração de, no mínimo, 170 servidores e voluntários engajados nesta ação.

Além do atendimento na área interna da Arena Suzano, o público também poderá ser vacinado no sistema drive-thru oferecido nas dependências do Parque Municipal Max Feffer, com entrada pela Avenida Brasil, somente no período das 8 às 17 horas.

Para tomar a primeira dose será exigido documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário. Já para a segunda aplicação, basta o munícipe apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

Balanço
Nesta quinta-feira (05/08), a imunização chegou a mais 4.741 suzanenses durante o atendimento do público de 21 e 22 anos, que ocorreu nos três polos de vacinação na cidade. Só na Arena Suzano, foram 3.001 doses aplicadas, contando com o sistema drive-thru. Na região norte, mais 822 cidadãos receberam a dose pela primeira vez, enquanto no distrito de Palmeira outros 918 jovens foram beneficiados. Em relação à segunda dose, 673 aplicações foram registradas na cidade.

Até o momento, o município contabiliza 161.060 pessoas imunizadas contra a Covid-19, sendo 73,09% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 44.974 já completaram a segunda etapa e 7.538 receberam a imunização em dose única.

VacinAção Solidária
O chefe da pasta também reforçou a importância da adesão à campanha “VacinAção Solidária”, executada pelo Fundo Social de Solidariedade durante os dias de imunização contra o novo coronavírus. A iniciativa consiste na doação de um quilo ou mais de alimentos não-perecíveis durante o atendimento no polo de vacinação.

“O recebimento de doações segue ao longo da ‘Virada da Vacina’, no ginásio e no drive-thru. Os alimentos são totalmente direcionados ao Fundo Social. Incentivamos a participação de cada munícipe vacinado, como uma forma muito honrosa de expressar o sentimento de gratidão que vem com a aplicação da vacina”, afirmou Ishi.