18/07/2014

Plano Diretor: Núcleo Gestor prepara plenárias para ouvir demandas da população

Plano Diretor: Núcleo Gestor prepara plenárias para ouvir demandas da população

Em reunião realizada na noite de ontem (17), o Núcleo Gestor do Plano Diretor realizou mais uma reunião para discutir a metodologia de trabalho das plenárias que ocorrerão em todas as regiões da cidade. Na ocasião, o grupo composto por 18 representantes, divididos em sociedade civil organizada, associações e entidades de classe, além do Poder Público, definiu que as etapas preparatórias (plenárias nos bairros) terão início no dia 9 de agosto.

Todo o material gráfico, contendo os locais, dias e horários das sete plenárias setoriais será distribuído nos bairros. É fundamental a participação da comunidade nas discussões do Plano Diretor, uma vez que são os munícipes que levarão as demandas e diretrizes do projeto ao município. A princípio, as plenárias setoriais ocorrerão todo sábado, a partir do dia 9 de agosto, em regiões que abrangem todos os bairros.

A medida é necessária tendo em vista que a participação da comunidade é determinada pela legislação, também como justificativa para que as propostas sejam discutidas em audiências públicas e, no final do processo, por vereadores. De acordo com a Secretaria de Assuntos Urbanos, quem realmente elabora o Plano Diretor são os munícipes. O núcleo apenas organiza as discussões da população e recebe essas demandas para formar um Plano Diretor que vai definir o desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos. Por isso é imprescindível a participação de todos, em todas as sete regiões.

De acordo com os coordenadores, a elaboração do plano demanda uma ampla discussão sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais. O trabalho é multidisciplinar e deve pensar em habitação, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana, e tudo isso deve caminhar lado a lado com o meio ambiente, pois Suzano tem 73% de Área de Proteção de Mananciais e 7% de Área de Proteção Ambiental. Por isso, o diagnóstico ambiental será a base do plano, segundo a Secretaria de Meio Ambiente.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)