16/07/2013

Cartão BOM será implantado nos ônibus de Suzano até novembro

A cobrança da tarifa de ônibus municipal em Suzano passará a ser feita com cartões eletrônicos, em vez dos passes de papel. A informação foi concedida na manhã de hoje, durante reunião do Conselho Municipal de Transportes. A Radial, empresa concessionária que realiza o serviço na cidade, está em processo de incorporação do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) ao sistema local.

Dentro dos próximos meses, o sistema de bilhetagem eletrônica deve entrar em fase de testes, que começará com os idosos e os portadores de necessidades especiais. O cartão BOM é aceito em linhas intermunicipais de ônibus operados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e neste ano, passou a ser aceito no sistema metroviário (Metrô e CPTM).

Mudança de itinerário

Durante a reunião da Comissão, um representante da empresa Radial comunicou que, nas próximas semanas, haverá uma mudança na linha Jardim Suzanópolis – Jardim Colorado, a primeira linha leste-oeste da cidade, que começou a funcionar no último final de semana.

Segundo suas explicações, no sentido ao Colorado, em vez do ônibus passar pela rua Felício de Camargo para seguir em direção à Vila Amorim, ele irá descerá pela rua Benjamin Constant, passará pela rua Tiradentes, seguirá para a rua Ruy Barbosa e seguirá para a parte leste da cidade pela avenida Antonio Marques Figueira.

A mudança, que de acordo com a empresa, é uma demanda popular, deve ser oficializada após o envio de documentação da Radial para a Secretaria de Transporte.

Terminal

A empresa Radial já assumiu os serviços do Terminal de Transportes Urbanos “Ver. Diniz José dos Santos Faria” e está realizando reformas no local, conforme determinado pelo contrato de concessão. As obras consistem em pintura, adequação dos banheiros e lavatórios, além da reforma do bicicletário, que deve ter maior segurança.

Também foi anunciado que a empresa Ajinomoto já procurou a prefeitura para a instalação de uma loja para seus produtos em um dos boxes disponíveis no Terminal. A intenção é comercializar uma marca de macarrão instantâneo para os usuários do transporte municipal.

Padronização

Foram mostradas também, durante a reunião do Conselho, fotos de como o sistema de transporte da cidade (ônibus, vans, táxis e veículos da Secretaria) ficarão. Dentro dos próximos meses, todos serão adesivados com um novo layout, predominantemente azul e branco, com detalhes vermelhos, das cores da bandeira de Suzano.

A medida será importante, principalmente com relação às vans, para evitar o surgimento de clones. O adesivo será colocado pela própria Secretaria para haver maior controle sobre o transporte complementar.

Novos pontos

Alguns pontos de ônibus estão sendo pintados para que não fiquem com má aparência. Esse foi resultado de um convênio entre a Radial, que forneceu o material, e a Secretaria de Serviços e Manutenção, que entrou com a mão de obra. No entanto, os serviços são paliativos, pois a empresa de transporte também fará a implantação de pontos com cobertura, proteção lateral e bancos. A empresa que fornecerá os pontos é a Coesa. A Secretaria já fez um levantamento dos pontos com maior necessidade da implantação das estruturas e está estudando o melhor modelo para ser colocado em toda cidade.

Secretaria Municipal de Comunicação Institucional (Secoi)

Como andam as coisas?

Novas escolas e creches estão sendo construídas em Suzano
Merenda de qualidade para todas as crianças, com cardápio mais nutritivo e saboroso